O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, afirmou que o banco central dos Estados Unidos não tem permissão para possuir bitcoin (BTC) e que não está buscando mudanças legislativas para possibilitar isso.
Powell explicou que as regras do Fed limitam os ativos que a instituição pode manter, e o BTC não está entre os permitidos.
O republicano destacou que a ideia de o governo dos EUA criar uma reserva de bitcoin cabe ao Congresso, não ao banco central.
O que sabemos até agora?
A senadora republicana Cynthia Lummis, de Wyoming, apresentou um projeto de lei no Congresso para que o Tesouro dos Estados Unidos adquira um milhão de bitcoins ao longo de cinco anos, reservando parte das reservas de ouro para isso.
De acordo com a política, a conversão direta de BTC teria um impacto neutro no balanço patrimonial dos Estados Unidos, pois o país possui ativos em certificados de ouro suficientes para financiar a operação.
Além disso, o Bitcoin Policy Institute enviou à equipe de Donald Trump uma proposta para que o governo dos EUA integre a criptomoeda primária à sua estratégia financeira.
O esboço aponta que o país norte-americano precisa se adaptar às inovações financeiras globais para manter sua liderança econômica.
Outro ponto que vale a pena ser mencionado é que Trump afirmou que sua intenção é estabelecer uma “reserva estratégica de Bitcoin” nos Estados Unidos, similar à reserva de petróleo do país.
“Vamos fazer algo grande com as criptomoedas porque não queremos que a China, ou qualquer outro país, tome a dianteira”.
Leia mais: MicroStrategy pode pausar compras de bitcoin (BTC) em 2025