A sucessão de Jerome Powell à frente do Federal Reserve deixou de ser especulação. O processo formal para escolher o próximo presidente do banco central dos Estados Unidos já está em andamento, segundo o secretário do Tesouro, Scott Bessent.
A confirmação veio em entrevista ao programa Bloomberg Surveillance, onde Bessent afirmou que a equipe econômica de Donald Trump já deu início à seleção de nomes, e que o processo seguirá o ritmo determinado pela nova gestão republicana.
🔍 Trump quer antecipar a escolha do próximo presidente do Fed
O mandato de Jerome Powell vai até maio de 2026, mas a Casa Branca estuda anunciar o sucessor ainda em 2025. A decisão tem como pano de fundo a tentativa de influenciar a condução da política monetária mesmo antes da troca oficial.
Segundo fontes ouvidas pelo Wall Street Journal, a intenção de Trump é indicar um nome mais alinhado com sua visão econômica. Ele vem defendendo cortes de juros mais rápidos e agressivos, criticando a postura de Powell — mesmo com o mandato vigente.
📊 Scott Bessent é o nome mais citado entre investidores
A possibilidade de Bessent assumir o comando do Fed também apareceu na última pesquisa do Bank of America. No levantamento com gestores globais, ele lidera com folga: 26% dos entrevistados apostam que o atual secretário do Tesouro será o escolhido para substituir Powell.
Ele aparece à frente de outros nomes cogitados para o cargo:
- Kevin Warsh (17%)
- Christopher Waller (14%)
- Kevin Hassett (7%)
A pesquisa foi feita com 211 gestores responsáveis por US$ 504 bilhões em ativos.
👔 Quem é Scott Bessent?
Bessent assumiu a Secretaria do Tesouro em 2025, mas já era conhecido em Wall Street. Ex-diretor de investimentos do Soros Fund Management, ele também atuou como conselheiro econômico da campanha de Trump em 2016.
Com um perfil técnico e histórico de posições pró-mercado, Bessent é visto como um possível catalisador de uma nova fase de estímulo monetário — o que o torna ainda mais atrativo aos olhos de gestores.
📎 Leia também:
Criptomoedas viram crime na Hungria; penas vão até 5 anos
Trump confirma tarifa de 30% sobre produtos da União Europeia e México
EUA e Índia negociam acordo para evitar tarifa de 26%
Fique por dentro das notícias mais quentes do mundo: entre no nosso canal no WhatsApp.