A professora Tonya Evans, especialista em criptomoedas, avaliou as promessas feitas por Donald Trump em sua campanha, apontando que algumas delas são “literalmente impossíveis de serem cumpridas”.
Por exemplo, Trump prometeu demitir o presidente da SEC, Gary Gensler, no seu primeiro dia no cargo. Contudo, Evans ressalta que, devido aos trâmites legais e administrativos, tal ação não é viável em um curto período.
O endosso de cripto na política dos EUA
Durante um painel do Crypto4Harris, Evans expressou otimismo sobre a possibilidade de avanços legislativos no mercado de criptomoedas, destacando uma declaração do líder da maioria no Senado, Chuck Schumer.
Schumer afirmou que há potencial para a aprovação de uma legislação sobre o mercado cripto este ano. No entanto, Evans observou que a candidata Kamala Harris ainda não abordou especificamente o tema em sua agenda divulgada anteriormente.
Apesar da falta de uma posição clara da parte de Harris até o momento, a professora manifestou encorajamento com os relatos de discussões entre a vice-presidente dos EUA, seus conselheiros e os representantes da indústria blockchain.
“Não esperava que a Plataforma Democrática apresentasse uma política específica sobre criptomoedas tão rapidamente. Portanto, não fiquei desapontada. E, como Harris ainda não fez seu discurso de aceitação da nomeação, estou otimista com os relatos de conversas de alto nível acontecendo entre ela, seus conselheiros e partes interessadas da indústria”, disse Evans.
Além disso, ela abordou a retirada de Joe Biden da corrida presidencial, sugerindo que os entusiastas de criptomoedas devem ter paciência com Harris durante sua transição repentina para a candidatura.
“A postura pró-cripto de Trump levou mais de três anos para se desenvolver, e é curioso que alguns eleitores de uma única causa esperem uma mudança instantânea de Harris. Mudanças políticas, especialmente em questões complexas como criptomoedas, exigem deliberação cuidadosa e tempo”, acrescentou.
A professora ainda alertou sobre a importância de apoiar líderes que compreendam as complexidades dos ativos digitais e que estejam comprometidos com um ambiente de inovação equilibrado com a regulamentação adequada.
Ela enfatizou que, embora a administração Biden tenha enfrentado críticas por sua abordagem em relação ao setor, Harris tem a oportunidade de diferenciar-se ao promover regulamentações mais claras e inclusivas.