A rede de jogos baseada em Ethereum (ETH) Xai abriu um processo contra a empresa de inteligência artificial xAI, de Elon Musk. A acusação é de violação de marca registrada e concorrência desleal.
Segundo a Ex Populus, responsável pelo ecossistema Xai, o uso da marca já acontecia desde junho de 2023, muito antes de Musk anunciar a criação da xAI em julho do mesmo ano. A empresa afirma que, com a entrada da xAI no mercado de games em novembro de 2024, a confusão de mercado aumentou.
O documento apresentado ao tribunal relata que consumidores, veículos de mídia e até o assistente de IA Grok chegaram a associar erroneamente os dois projetos. Para a Ex Populus, isso resultou em prejuízo à reputação do Xai, já que a imagem de Musk divide opiniões.
⚖️ Pressão jurídica e impasse legal
O processo ainda acusa a equipe de advogados de Musk de ter pressionado a Ex Populus a desistir dos direitos da marca, chegando a ameaçar com cancelamento do registro. A
O problema cresceu depois que o órgão de patentes dos EUA travou registros da xAI por parecerem com os da Ex Populus.
Agora, a Ex Populus pede que a Justiça proíba Musk de usar o nome xAI em games e blockchain, além de solicitar indenização por danos financeiros e reputacionais.
📌 Leia também:
Restaurante lança menu de águas por até R$ 147
SpaceX lucra bilhões, mas pode nunca pagar imposto federal
Meta AI permitia frases sensuais para crianças, diz Reuters
Fique por dentro das notícias mais quentes do mundo: entre no nosso canal no WhatsApp.