A proposta SIMD-0228, que buscava reduzir a inflação na rede Solana (SOL), não obteve aprovação, apesar do apoio de diversos participantes da comunidade. Durante os dias de votação, a recomendação recebeu 61,39% dos votos, ficando abaixo dos 66,67% necessários para sua validação.
Pequenos validadores contra a proposta
Com um comparecimento de 74% dos votantes, 281 quadrilhões de votos foram registrados no processo, que terminou em 13 de março. A votação foi marcada por divergências entre 60% dos validadores de menor porte, que detêm até 500.000 SOL, que se posicionaram contra a proposta.
A pressão contra a SIMD-0228 se deu pela preocupação de que a mudança afetaria a sustentabilidade financeira da Solana. A proposta tinha o intuito de reduzir a inflação da altcoin, atualmente em 4,7%, através da diminuição das recompensas de staking, o que, segundo seus apoiadores, beneficiaria o preço da SOL a longo prazo.
No entanto, desde o início, havia receios de que a medida prejudicasse os validadores menores, cujo modelo de negócios poderia ser comprometido com a redução das recompensas.
Um dos principais opositores, o validador SolBlaze, criticou a proposta, argumentando que ela poderia prejudicar a descentralização da rede. Segundo ele, a implementação da SIMD-0228 faria com que muitos validadores optassem por retirar seus tokens SOL do staking, o que reduziria a taxa da funcionalidade, atualmente em 63%, para 42%.
O legado da SIMD-0228
Mesmo com o fracasso da proposta, Tushar Jain, cofundador da Multicoin Capital, destacou que a votação demonstrou a força da Solana.
“Esta foi a maior votação de governança cripto, não só em termos de cap de mercado, mas também no número de participantes”.
A eleição também evidenciou a diversidade de stakeholders envolvidos, com uma boa participação de validadores, investidores e desenvolvedores do ecossistema. Além disso, a análise dos votos dos principais validadores mostrou que este grupo detinha 51,2% dos votos, com 35,8% a favor e 13,7% contra a proposta.
Agora que a votação foi concluída, Mert Mumtaz, fundador da Helius Labs, afirmou que não há planos para novas propostas econômicas na Solana. A rede irá focar em questões técnicas, como o aumento do espaço de blocos, maior rapidez na finalização de transações, mercados na internet e infraestrutura de MEV.
Leia mais: Crise no mercado de memecoins reduz receita da Solana em 90%