Proposta sugere eliminar bitcoins para proteger rede contra computadores quânticos

Proposta sugere eliminar bitcoins para proteger rede contra computadores quânticos
Pexels

A possibilidade de um ataque por computadores quânticos levou os desenvolvedores do Bitcoin (BTC) a considerar mudanças na rede da criptomoeda primária.

Assim, foi publicada uma proposta de melhoria do Bitcoin (BIP) pelo desenvolvedor Agustin Cruz, que apresentou um protocolo voltado para a migração de endereços vulneráveis a essa tecnologia.

Batizado de “Protocolo de Migração de Endereços Resistentes à Computação Quântica” (QRAMP), o projeto pede a destruição de certas saídas de transação não gastas (UTXOs), que representam unidades de bitcoin não movimentadas.

Dessa forma, o desenvolvedor acredita que seria possível mitigar riscos associados ao algoritmo de assinatura digital de curva elíptica (ECDSA), que protege os fundos dos usuários, mas que pode ser vulnerável diante de computadores quânticos suficientemente avançados.

Caso o QRAMP seja aceito e implementado na versão principal do Bitcoin Core, usuários seriam obrigados a transferir seus fundos para carteiras resistentes à computação quântica dentro de um prazo determinado. Após essa data, qualquer tentativa de movimentação de fundos a partir de endereços antigos seria rejeitada pelo software, na prática removendo esses bitcoins da circulação.

A proposta de Cruz argumenta que essa medida oferece uma oportunidade clara e definitiva para que os legítimos proprietários protejam seus ativos. No entanto, a ideia de um fork que altera a oferta total de BTC pode não ser 100% aceita, pois investidores podem perder acesso a seus fundos devido a circunstâncias imprevistas.

Por se tratar de um rascunho de BIP, o QRAMP ainda não recebeu um número oficial e não há consenso sobre sua implementação.

Leia mais: Google remove lista de e-mails de desenvolvedores do Bitcoin

Deixe seu comentário: