A Cartesi, protocolo modular que potencializa o espaço Web3, facilitando o desenvolvimento de aplicações descentralizadas com seu ambiente de execução com Linux, teve seu protocolo Dave destacado por pesquisador do L2 Beat – referência técnica global em pesquisa e desenvolvimento para soluções de escalabilidade na rede Ethereum – como superior a todos os outros sistemas de prova de fraude existentes, incluindo os implementados pelos líderes do mercado.
Apresentado como @donnoh_eth na rede X, o pesquisador disse acreditar que o Dave seja o algoritmo à prova de fraude mais avançado que existe. “Acredito que o Dave, da @cartesiproject, seja o sistema de prova de fraude mais avançado que existe, superando tanto o BoLD da @arbitrum quanto o OPFP da @Optimism. Recomendo fortemente a leitura do post de pesquisa. Adoraria ver as cadeias OP e Orbit Stack integrando-o! (…) Mais uma vez, um trabalho realmente incrível!” disse o pesquisador no X.
O Dave Fraud-Proof Algorithm é um protocolo para computação verificável, na categoria de algoritmos de prova de fraude desenvolvido inteiramente pelos pesquisadores da Cartesi para optimistic rollups, preservando a segurança e descentralização mesmo diante de ataques Sybil massivos. Ele permite que validadores honestos cooperem sem confiança mútua, formando um coletivo chamado “Hero” para enfrentar adversários, mesmo aqueles com vastos recursos.
“Com Dave, queremos que qualquer pessoa consiga vencer qualquer disputa rapidamente usando nada além de um laptop. Nosso design garante que até você consiga se defender de nações-estado—algo que os outros algoritmos não conseguem oferecer.” explica Gabriel Coutinho de Paula, Senior L2 Researcher e Developer da Cartesi.
O diferencial do Dave está na sua escalabilidade: ele reduz a barreira de entrada e os custos operacionais dos validadores honestos e mantém a resolução de disputas em prazos curtos.
Sobre a Cartesi:
A Cartesi é uma plataforma de blockchain modular que oferece aos desenvolvedores um ambiente de execução Linux completo facilitando a criação de dApps de última geração. A Cartesi busca resolver desafios de escalabilidade e usabilidade no desenvolvimento descentralizado, permitindo o uso de linguagens tradicionais, tornando soluções Web3 mais acessíveis.