Protocolo DeFi na rede Cardano (ADA) anuncia fim das operações

Protocolo DeFi na rede Cardano (ADA) anuncia fim das operações
Canva IA

Após anos de desenvolvimento como um dos principais protocolos DeFi não custodiais na rede Cardano (ADA), a MELD anunciou seu encerramento.

O projeto enfrentou diversos desafios que o levaram a essa decisão, segundo o fundador, Ken Olling, que destacou que o backend da MELD está previsto para ser desativado até 1º de janeiro de 2025.

O empresário apontou que há duas razões principais para o fim do protocolo. Em primeiro lugar, está a pressão de venda sobre o token MELD, que foi intensificada após o anúncio de um cartão de débito. Em segundo lugar, está o baixo engajamento dos usuários com o aplicativo e as funcionalidades de empréstimo.

De acordo com o fundador, apesar de inúmeras tentativas de captação, mais de 300 investidores potenciais nos últimos seis meses preferiram destinar seus recursos para inteligência artificial e tokens não lançados.

MELD ainda é um projeto Cardano?

A MELD ganhou notoriedade ao lançar uma “Initial Stake Pool Offering” (ISPO) em novembro de 2021, permitindo que detentores de ADA apoiassem o projeto delegando suas altcoins ao pool da MELD.

Em seu auge, o protocolo contou com o apoio de mais de 40 mil delegadores, arrecadando US$ 10 milhões em um período de cinco meses.

No entanto, a decisão da MELD de expandir suas operações para múltiplas blockchains causou desconforto em parte da comunidade Cardano, e a movimentação foi vista como um possível afastamento do ecossistema da ADA, após a remoção de vídeos relacionados à concorrente do Ethereum (ETH) do canal de YouTube da MELD.

Controvérsias

O investidor da ADA de pseudônimo “bobcorn,” autoproclamado “detetive da Cardano,” analisou dados on-chain e identificou grandes movimentações de MELD logo após o anúncio do cartão de débito.

Segundo ele, um endereço com 180 milhões de tokens distribuiu fundos para outras 40 carteiras, resultando em uma pressão de venda, interpretada como uma possível ação interna.

Por outro lado, os influenciadores Bullish Dumpling, do Coin Bureau, e Farid, do Dapp Central, questionaram os motivos da MELD para encerrar as atividades, apesar do conjunto de produtos já disponíveis.

Farid argumenta que, caso o projeto tivesse intenções fraudulentas desde o início, a equipe provavelmente não teria investido tanto no desenvolvimento de suas plataformas.

Deixe seu comentário: