O presidente russo, Vladimir Putin, propôs que o Brasil continue na liderança do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), o Banco dos Brics, e sugeriu a extensão do mandato da atual presidente da instituição, Dilma Rousseff.
Putin destacou que a decisão foi motivada pelo fato de o Brasil estar à frente do G20 em 2023, além de apontar que, em 2025, o país assumirá também a presidência rotativa dos Brics.
O líder russo enfatizou a importância de evitar que as tensões geopolíticas envolvendo a Rússia interfiram nas atividades das instituições multilaterais, das quais o país participa ativamente.
“Estamos cientes da situação ao redor da Rússia e não queremos transferir esses desafios para as instituições cujo desenvolvimento nos interessa”.
A reunião entre Putin e Dilma Rousseff ocorreu em Kazan, durante a cúpula dos Brics, que contou com a participação de várias nações do Sul Global.
O encontro visou fortalecer o bloco e discutir novas oportunidades de investimentos, com foco especial no crescimento econômico do Sul Global e dos países do Oriente.
Putin citou a atuação do Novo Banco de Desenvolvimento como peça-chave nesse processo.
“Continuaremos a promover o crescimento econômico com o apoio do NBD e de sua presidente, madame Dilma Rousseff”.
Fonte: CNN