Putin está pronto para discutir o fim da guerra na Ucrânia

Putin está pronto para discutir o fim da guerra na Ucrânia
Canva IA

Durante a cúpula dos BRICS, o presidente russo Vladimir Putin comentou sobre as declarações de Donald Trump, candidato republicano à presidência dos Estados Unidos.

O líder russo expressou apoio às falas do bilionário, destacando que Trump estaria comprometido em buscar uma solução para o conflito na Ucrânia.

“Trump falou sobre seu desejo de fazer tudo para acabar com o conflito. Acredito que ele seja sincero. Acolhemos declarações como essas, independentemente de quem as faça”.

Putin reafirmou as condições russas para o fim do conflito, destacando que um acordo só será possível se Kyiv abandonar suas ambições de ingressar na OTAN e ceder as quatro regiões que Moscou reivindicou. Essas exigências foram previamente rejeitadas pela Ucrânia.

Histórico de declarações entre Putin e Trump sobre o conflito

Não é a primeira vez que Putin comenta sobre as declarações de Trump a respeito da guerra. Em uma coletiva anterior, realizada no Cazaquistão após um evento de segurança regional, o líder russo havia mencionado o tom “sincero” das palavras do republicano. No entanto, ele afirmou que ainda não sabe quais seriam os planos concretos do norte-americano para encerrar o conflito, e que essa é a questão principal a ser discutida.

Trump tem sido claro em suas intenções de encerrar rapidamente a guerra caso vença as eleições presidenciais dos EUA, previstas para 5 de novembro. 

Em abril de 2024, foi divulgado pelo Washington Post que ele chegou a discutir a possibilidade de permitir que a Rússia mantivesse o controle da Crimeia, anexada em 2014, e de partes do Donbas, como parte de um possível acordo de paz.

Além disso, em junho, Trump afirmou que os Estados Unidos suspenderiam o envio de armamentos à Ucrânia até que Kyiv se dispusesse a iniciar negociações de paz.

Deixe seu comentário: