Em seu relatório de mercados referente ao terceiro trimestre de 2024, a Ripple oferece atualizações sobre o XRP.
Status jurídico e questões com a SEC
No documento, a Ripple reforça sua visão de que o XRP não é um título mobiliário. A empresa destacou, inclusive, a apresentação do Formulário C em resposta a uma objeção levantada pela SEC dos Estados Unidos.
Aumento do interesse institucional e ETF de XRP
Um dos pontos de destaque do relatório é o crescimento no interesse institucional por produtos de investimento baseados em XRP.
Bitwise, Canary e 21Shares entraram com pedidos formais para criar um ETF spot da altcoin, enquanto a Grayscale lançou seu XRP Trust e iniciou os trâmites para converter um fundo multiativos, que conta com o token da Ripple, em um ETF.
Transparência nos ativos
A Ripple detalhou suas reservas de XRP, separando-as em duas categorias:
- XRP em suas carteiras
- XRP em custódia no ledger sob um sistema de escrow
O montante em custódia está bloqueado e programado para liberação mensal pelos próximos 42 meses, sendo que qualquer XRP não utilizado ao final do mês retorna automaticamente ao escrow.
Resumo financeiro e custódia
De acordo com o relatório, a quantidade de XRP sob posse da Ripple em 30 de junho de 2024 era de 4,68 bilhões de tokens. Já em custódia no ledger, a quantia chegava a 39,5 bilhões de XRP. Em 30 de setembro de 2024, esses números mudaram para 4,43 bilhões e 38,9 bilhões, respectivamente.
A empresa observou que realiza, ocasionalmente, transferências de XRP para trusts e ETPs, o que pode influenciar o valor devolvido ao escrow mensalmente.