Robinhood lança “tokens da OpenAI” — e irrita a OpenAI

Robinhood lança “tokens da OpenAI” — e irrita a OpenAI
Imagem destaque: ChatGPT

A promessa de investir em gigantes da tecnologia com apenas alguns cliques atraiu atenção na Europa. Mas nem tudo é o que parece. A OpenAI negou qualquer vínculo com os “OpenAI Tokens” oferecidos pela Robinhood.

💥 Tokenização polêmica 

Durante um evento em Cannes, a Robinhood anunciou sua nova linha de ações tokenizadas — entre elas, versões digitais que representam participação na OpenAI e na SpaceX. Usuários da União Europeia que se inscreverem até 7 de julho receberão 5 euros em tokens como incentivo para começar.

A proposta parece simples: democratizar o acesso a empresas privadas com criptos emitidas em blockchain, aproveitando as regras mais flexíveis da legislação europeia. Só há um detalhe — a OpenAI afirma que nunca aprovou isso.

🚫“Não temos nada a ver com isso” 

Em uma publicação na rede social X, a OpenAI disse: “Esses tokens não representam participação na OpenAI”. A empresa ainda reforçou que não deu aval a qualquer transferência de ações e pediu que os usuários “tenham cuidado”.

A Robinhood, por sua vez, respondeu que os tokens são emitidos a partir de uma estrutura de propósito específico (SPV), que detém participação indireta nas empresas. “Essa iniciativa permite que investidores comuns acessem mercados privados”, declarou Johann Kerbrat, vice-presidente da divisão de cripto da empresa.

Por restrições regulatórias, esses tokens não estão disponíveis para usuários nos Estados Unidos. A Robinhood aproveitou o cenário europeu para expandir sua atuação no mercado cripto, e viu suas ações saltarem para acima de US$ 100, atingindo um novo recorde.

📌 Leia também:

Sete pessoas testam chip cerebral da Neuralink que move cursor por pensamento

Smart glasses da Xiaomi chegam com inteligência artificial, câmera e bateria extra

TikTok e Instagram querem invadir sua TV. Vão conseguir?

  Fique por dentro das notícias mais quentes do mundo: entre no nosso canal no WhatsApp.

Deixe seu comentário: