A SEC dos Estados Unidos anunciou 583 ações de fiscalização e uma multa recorde de US$ 8,2 bilhões durante 2024 em penalidades financeiras.
Esse número representa um aumento de 14% em relação ao ano anterior e Gary Gensler, presidente da SEC, elogiou o trabalho realizado pela divisão de fiscalização da comissão.
“A divisão de fiscalização é um vigia implacável que busca os fatos e a lei para responsabilizar os infratores. Os resultados deste ano demonstram como o trabalho da divisão contribui para a manutenção da integridade dos mercados financeiros, beneficiando tanto investidores quanto emissores”.
As prioridades da SEC em 2024 focaram no combate a fraudes, fundos privados e práticas de negociação arriscadas nos mercados de criptomoedas.
O órgão intensificou sua vigilância sobre Binance e Coinbase, com ações contra vendas de tokens não registradas, esquemas de marketing fraudulentos e violações das leis de valores mobiliários.
Além disso, este ano marca o fim do mandato de Gary Gensler à frente da SEC. O presidente assumiu o cargo em abril de 2021 e tem sido responsável pela aplicação das regras para a indústria blockchain. Seu afastamento está previsto para 20 de janeiro de 2025, coincidindo com a posse do presidente eleito, Donald Trump.
Leia mais: SEC está em discussão com empresas que solicitaram ETFs spot de Solana (SOL)