Satoshi Nakamoto finalmente apareceu? Conheça o homem que afirma ser o criador do Bitcoin (BTC)

Hoje marca o 16º aniversário do lançamento do whitepaper do Bitcoin (BTC) e, para comemorar essa data tão importante para a indústria blockchain, Stephen Mollah, macroeconomista britânico-asiático, se apresentou como o enigmático Satoshi Nakamoto em Londres.

Imagem: X/Joe Tidy

O evento foi realizado no Frontline Club, pub da capital britânica, e foi promovido com a promessa de uma “demonstração ao vivo” que supostamente comprovaria a identidade de Mollah como o verdadeiro Satoshi. As entradas custavam £500, mas a presença no local foi modesta, com apenas alguns participantes.

Imagem: X/Joe Tidy

Durante sua apresentação, Mollah disse que já havia tentado se identificar como o criador do Bitcoin anteriormente, mas alegou que foi impedido. Além disso, ele mencionou ter sido entrevistado pela BBC, mas que a matéria nunca foi divulgada.

Enrolação

O evento se arrastou por uma hora, com o público demonstrando impaciência devido a atrasos em sua apresentação, pois Mollah afirmou ter problemas com seu laptop. Quando finalmente mostrou evidências, foram apenas “capturas de tela fáceis de falsificar”, conforme reportou o jornalista Joe Tidy, da BBC.

Charles Anderson, organizador do evento e autodenominado “gerente de PR de Satoshi Nakamoto”, garantiu ter visto evidências “criptográficas” que confirmariam Mollah como o verdadeiro criador, mas não apresentou tais provas durante o evento.

Mollah mencionou que uma maneira de autenticar sua identidade seria transferir Bitcoin do bloco gênese, prometendo que isso ocorreria em uma próxima “coletiva de imprensa oficial”.

“Movimentar os Bitcoins do bloco gênese não é tão simples como parece”.

Além de suas alegações sobre o BTC, Mollah afirmou ter criado o logotipo do Twitter, o ChatGPT e até mesmo os Eurobonds, um tipo de título de dívida.

Seu perfil no LinkedIn menciona o whitepaper do Bitcoin como uma de suas publicações e alega que ele patenteou a tecnologia blockchain, além de ser diretor executivo da Coinbase Limited. No entanto, ele não aparece na lista de diretores da exchange de criptomoedas.

Desde 2014, Mollah tem tentado se estabelecer como o verdadeiro Satoshi, utilizando sua conta na rede social X para desmentir outros que se apresentam como tal, conhecidos como “Faketoshis”.

“Hoje, eu apenas queria dizer que sou eu, estou aqui. E em breve, vou publicar a documentação que o público e os jornalistas precisam. Eles devem parar de procurar por Satoshi Nakamoto, porque não há outro além de mim”.

E a pergunta que fica é: como um homem que está há 10 anos tentando provar ser Satoshi não consegue fazer uma simples transação para comprovar suas alegações? Acho que a resposta você já sabe.

Deixe seu comentário: