A SEC dos Estados Unidos reconheceu oficialmente o recebimento do pedido 19b-4 para a possível conversão do Grayscale XRP Trust em um ETF spot de XRP, de acordo com o analista de ETFs da Bloomberg, James Seyffart.
O especialista apontou que a Comissão reconheceu o pedido da Grayscale e da Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) para listar o ETF de XRP, dando início ao cronômetro regulatório para esse e o fundo de Dogecoin.
A aceitação do pedido pela SEC não implica em uma aprovação garantida, mas demonstra que o regulador está disposto a considerar a proposta em um momento em que mantém uma disputa legal com a Ripple.
O presidente da ETF Store e cofundador do ETF Institute, Nate Geraci, chamou atenção para esse ponto, destacando que a agência poderia simplesmente ter rejeitado o pedido, mas escolheu seguir com a análise. Para ele, essa decisão envia um “sinal importante” sobre o posicionamento da SEC.
A jornalista da Fox Business, Eleanor Terrett, acrescentou que o reconhecimento mostra uma postura mais flexível da SEC em relação a esses produtos. Ela relembrou que, em dezembro, bolsas retiraram pedidos de ETFs spot de Solana após sinais de que a Comissão não os consideraria. Segundo a analista, o próximo passo deve ser o reconhecimento de outros pedidos de ETF de XRP das gestoras Bitwise, 21Shares, Canary Funds e WisdomTree.
Leia mais: SEC adia decisão sobre negociação de opções no ETF de Ethereum da BlackRock