A SEC dos Estados Unidos moveu uma ação judicial contra Vy Pham, acusado de vender ilegalmente tokens digitais e enganar investidores por meio de práticas fraudulentas ligadas à memecoin Saitama Inu.
De acordo com o processo, Pham teria utilizado as redes sociais para divulgar a Saitama Inu, fazendo promessas de grandes retornos e inflando artificialmente o preço do ativo.
A SEC alega que essas ações faziam parte de um esquema de “pump-and-dump”, no qual o preço de um token é propositalmente elevado para que os promotores possam vender suas participações com lucros, deixando os outros investidores com grandes perdas após a queda no valor.
Além dessa ação contra Pham, a SEC tem colaborado com o FBI e o Departamento de Justiça dos EUA (DOJ) em iniciativas para combater fraudes no mercado de criptomoedas. Outras entidades da indústria blockchain também foram alvo de acusações semelhantes, entre elas Gotbit Consulting, ZM Quant Investment e CLS Global, todas envolvidas em manipulação de mercado.