A SEC dos Estados Unidos decidiu prorrogar o prazo para analisar a proposta de conversão do Bitwise 10 Crypto Index ETF. Agora, a decisão final deve ser anunciada até 3 de março de 2025.
Essa extensão é vista como uma oportunidade para que o órgão regulador realize uma análise mais detalhada do fundo, que busca acompanhar o desempenho das criptomoedas Bitcoin, Ethereum, Solana, XRP, Cardano, Avalanche, Bitcoin Cash, Polkadot e Uniswap. O Bitwise 10 Crypto Index Fund é administrado pela empresa desde 2018.
A proposta original foi apresentada pela NYSE Arca em 14 de novembro de 2024 e publicada no Federal Register em 3 de dezembro. Até o momento, não houve registro de comentários públicos sobre o projeto.
Pela legislação vigente, a SEC teria um prazo inicial de 45 dias para se manifestar, com limite estabelecido em 17 de janeiro de 2025.
De acordo com James Seyffart, analista de ETFs da Bloomberg, a extensão do prazo estava dentro das expectativas. Inclusive, ele apontou que outras propostas semelhantes, como a do fundo GDLC da Grayscale, também devem enfrentar atrasos. No caso da Grayscale, a nova data para decisão é 2 de fevereiro de 2025.
Já Marty Party, especialista em criptomoedas, acredita que mudanças no cenário político após a próxima posse presidencial nos Estados Unidos podem acelerar o ritmo de decisões da SEC.
Leia mais: Novo Secretário do Tesouro dos EUA anuncia que venderá parte de seus bitcoins