A SEC dos Estados Unidos adiou na última sexta-feira (7) a decisão sobre a proposta da BlackRock para a listagem e negociação de opções relacionadas ao seu ETF spot de Ethereum.
Agora, a decisão final sobre o assunto ficou para 9 de abril de 2025, de acordo com o documento oficial do órgão regulador.
A SEC apontou que a prorrogação do prazo permitirá uma análise mais aprofundada da proposta e das questões envolvidas.
O ETF de Ethereum da BlackRock foi aprovado em conjunto com outros oito produtos semelhantes em maio do ano passado.
Posteriormente, a Nasdaq, representando a gestora de ativos, solicitou uma alteração de regra para permitir a negociação de opções sobre o fundo iShares Ethereum Trust.
Um perigo para os investidores?
O pedido recebeu duas respostas formais. Uma delas veio da Better Markets, organização sem fins lucrativos que atua na defesa da estabilidade do sistema financeiro e já se manifestou de forma crítica em relação às criptomoedas.
No documento enviado ao regulador, a entidade afirmou que a negociação de opções em ETFs de Ethereum e Bitcoin deveria ser avaliada com cautela devido à volatilidade desses ativos.
Benjamin Schiffrin, diretor de política de valores mobiliários da Better Markets, argumentou que os investidores individuais já sofrem grandes perdas com a negociação de opções.
Para ele, a introdução desse tipo de instrumento financeiro em ETFs spot de Ethereum poderia dar aos investidores mais experientes uma vantagem maior sobre o público de varejo.
Além disso, a SEC abriu um período de consulta pública para avaliar uma proposta semelhante apresentada pela Cboe BZX Exchange em nome da Fidelity.
A solicitação prevê a listagem e negociação de opções no ETF de Ethereum da gestora. As partes interessadas terão 21 dias após a publicação no Federal Register para enviar seus comentários.
Leia mais: BlackRock e Fidelity dominam fluxo de US$ 307 milhões em ETFs spot de Ethereum