A plataforma de jogos Web3 Immutable conseguiu encerrar uma investigação feita pela SEC dos Estados Unidos sem sofrer nenhuma ação punitiva.
A investigação da Comissão foi iniciada em 2024 e analisou a listagem e as vendas privadas do token IMX em 2021, apontando possíveis violações das leis de valores mobiliários.
Robbie Ferguson, cofundador da Immutable, celebrou o desfecho como uma conquista para a empresa e todo o mercado de jogos Web3.
O empresário destacou a importância da decisão para a defesa dos direitos de propriedade digital, conceito importante nesse modelo de jogos descentralizados. Segundo Ferguson, a resolução do caso sinaliza um suporte regulatório mais favorável ao crescimento dessas plataformas.
Desde a chegada de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos e a nomeação de Mark Uyeda como presidente interino da SEC, a agência tem demonstrado uma postura menos agressiva. Para exemplificar, investigações com as empresas Gemini, Robinhood, OpenSea, Uniswap e Yuga Labs foram encerradas pela Comissão sem penalidades. Inclusive, processos de alto perfil contra as gigantes Coinbase, Kraken, ConsenSys e Ripple também foram retirados.
Immutable não parou com a investigação
Mesmo diante da pressão causada por um Wells Notice da SEC, aviso formal de possível ação legal, a Immutable manteve seu foco em expandir suas operações.
Durante o período da investigação, a empresa lançou sua blockchain zkEVM, estabeleceu parcerias com grandes companhias e ultrapassou a marca de cinco milhões de cadastros em seu serviço de identidade digital, o Passport. Além disso, sua biblioteca de jogos superou 500 títulos.
Com mais de três bilhões de jogadores em todo o mundo, Ferguson acredita que a blockchain pode oferecer benefícios reais, proporcionando a propriedade verdadeira de ativos digitais.
O executivo ressaltou que, embora o encerramento da investigação seja um avanço importante, a adoção em massa de jogos on-chain ainda está em seus estágios iniciais.
Leia mais: Binance suspende funcionário acusado de insider trading em investigação interna