A SEC dos Estados Unidos aceitou o pedido do Canary Litecoin ETF, proposta submetida pela Nasdaq.
Assim, a agência reguladora inicia um processo regulatório e abre um período de 21 dias para que investidores e outros participantes do mercado de criptomoedas apresentem comentários públicos sobre o tema.
Segundo o analista da Bloomberg, Eric Balchunas, essa é a proposta mais avançada já submetida para um ETF baseado em uma criptomoeda alternativa ao Bitcoin.
O órgão regulador avaliará diversos fatores antes de tomar uma decisão, com destaque para riscos de mercado, proteções aos investidores e requisitos de conformidade.
Agora, a expectativa gira em torno do prazo necessário para a decisão da SEC. O processo de avaliação pode durar até 240 dias, mas há chances de um posicionamento antes disso, tendo em vista as mudanças na liderança da agência.
Segurança em primeiro lugar
O ETF da Canary conta com a participação de empresas importantes da indústria blockchain para garantir a segurança e a administração dos ativos.
Como exemplo, a Coinbase Custody Trust e a BitGo foram designadas para o armazenamento da cripto, enquanto a administração do fundo ficará a cargo da US Bancorp Fund Services.
Interesse no Litecoin
A Canary não está sozinha na meta de adicionar um fundo de LTC nos Estados Unidos. Para exemplificar, a Grayscale busca transformar seu Litecoin Trust em um ETF, enquanto a CoinShares também entrou com um pedido para um fundo similar.
O Litecoin possui uma vantagem em relação a outras grandes criptomoedas, que é o fato de ser considerado uma commodity. Essa classificação foi reforçada pela CFTC em um processo contra a exchange cripto KuCoin.
Nesse sentido, a “prata digital” não está sujeita às regulamentações de valores mobiliários, o que pode facilitar a decisão da SEC.
Leia mais: Bitwise protocola pedido para ETF spot de Dogecoin