A SEC dos Estados Unidos encerrou sua investigação contra a Uniswap Labs. O CEO da empresa, Hayden Adams, comemorou o desfecho do caso e reforçou a necessidade de criar regras específicas para o setor de finanças descentralizadas.
Segundo Adams, os regulamentos tradicionais não são adequados para esse novo modelo de mercado. Ele também destacou que essa vitória pode abrir caminho para um ambiente regulatório mais claro e favorável à inovação.
A SEC havia iniciado a investigação no ano passado, enviando um Wells Notice à Uniswap Labs e alegando que a plataforma atuava como corretora, bolsa de valores e agência de compensação sem registro, além de oferecer valores mobiliários não autorizados.
Após um ano de análise, a Comissão decidiu encerrar a investigação sem aplicar penalidades. Mas, sem dúvida, o encerramento do caso só foi possível por causa da nova liderança da SEC. Afinal, desde a entrada de Mark Uyeda como presidente interino, a agência reguladora já arquivou processos contra Coinbase, OpenSea e Robinhood.
No caso da Robinhood, o inquérito teve início em maio de 2024. Na época, a empresa também recebeu um Wells Notice da SEC, mas durante todo o processo afirmou que as acusações não tinham fundamento.
Conforme observado por Dan Gallagher, diretor jurídico da Robinhood, qualquer tentativa de penalização não se sustentaria. Afinal, a plataforma nunca permitiu negociações de valores mobiliários.
Menos de um ano depois, mais especificamente em 21 de fevereiro de 2025, a SEC notificou a empresa informando que não tomaria nenhuma ação legal contra ela.
O baixo desempenho do UNI e as novidades no ecossistema Uniswap
O token UNI se beneficiou da notícia de sua empresa-mãe com uma alta de 7% nas últimas 24 horas, mas que não apagou as perdas da última semana, em que a altcoin corrigiu 14%. O desempenho da cripto tem sido tão fraco que nem mesmo a implementação da v4 da Uniswap e o lançamento da Unichain foram suficientes para reverter essa tendência no mercado.
A v4 introduziu os “hooks” na exchange descentralizada, que permitem personalizar contratos inteligentes e reduzir os custos de criação de pools de liquidez em até 99,99%. A atualização veio com o intuito de tornar a plataforma mais acessível e eficiente para desenvolvedores.
Para demonstrar as melhorias, Adams realizou um trade de US$ 1.000 em Ethereum para USDT logo após o lançamento. A transação usou uma rota multihop, provando que, mesmo com menor liquidez, a nova versão oferece melhores preços devido à otimização dos custos de gas.
Já a Unichain é uma Layer 2 que entrega velocidade e economia de custos, algo que já é possível com outras soluções de escalabilidade, mas com um melhor acesso à liquidez entre as redes e com mais descentralização.
Leia mais: DEX atualiza protocolo para bloquear depósitos de hackers da Bybit