A SEC dos Estados Unidos reconheceu os pedidos da Grayscale para a criação de ETFs lastreados em Solana (SOL) e Litecoin (LTC).
Com isso, o regulador abriu um período de 21 dias para que o público envie comentários sobre as propostas, após sua publicação no Federal Register.
A diferença de uma gestão pró-cripto na SEC
James Seyffart, analista da Bloomberg especializado em ETFs, destacou que esse movimento da agência reguladora pode ser um indicativo de uma nova visão sobre o mercado de criptomoedas.
Além disso, o especialista mencionou que o pedido de ETF de Solana já havia sido retirado por pressão regulatória sob a gestão de Gary Gensler na Comissão.
A jornalista Eleanor Terrett, da Fox Business, também reforçou esse ponto, lembrando que a Bolsa de Opções de Chicago (Cboe) teve que cancelar solicitações anteriores para ETFs da concorrente do Ethereum (ETH) devido à resistência da SEC.
Além da Grayscale, as gestoras Bitwise, VanEck, 21Shares e Canary Capital submeteram novos pedidos de ETFs de Solana através da Cboe, e a expectativa é de que a decisão final do órgão regulador sobre o produto seja divulgada até 11 de outubro.
Leia mais: Entenda por que a Solana é uma das escolhas mais inteligentes para 2025