A Sky, anteriormente conhecida como MakerDAO, está revisitando sua mudança de marca e se preparando para envolver sua comunidade nas decisões sobre a identidade do projeto.
Rune Christensen, cofundador da Sky, anunciou que em breve serão apresentadas propostas de governança, permitindo que os membros votem sobre a gestão da marca.
Em um comunicado, o empresário reconheceu que houve um feedback negativo da comunidade, expressando incertezas sobre o rebranding do protocolo, do token e da interface do usuário.
“A comunidade DeFi demonstrou claramente seu apreço e confiança na marca Maker. Havia uma forte afinidade pela marca e por seus valores, como estabilidade, segurança e escalabilidade no DeFi. Há também um grande comprometimento em manter o token MKR em vez de migrar para o novo SKY”.
A Sky passou por seu rebranding no final de agosto e, em 18 de setembro, lançou a nova interface, o token de governança SKY e o stablecoin USDS. O MKR e o DAI, tokens já estabelecidos, continuam a operar, enquanto a nova plataforma oferece incentivos para que os detentores migrem seus ativos.
Propostas de governança
As propostas que Christensen irá apresentar permitirão que os detentores de tokens decidam como o projeto deve avançar em relação à sua identidade. Uma das opções visa continuar com a nova marca Sky e seguir o roadmap atual.
Outra proposta sugere uma divisão clara de funções entre Maker e Sky, onde Maker funcionaria como o protocolo por trás dos stablecoins USDS e DAI, enquanto o MKR seria mantido como o único token de governança. A Sky ficaria responsável pela interface do usuário e pelos produtos de poupança relacionados aos stablecoins.
A terceira opção mantém Maker como a marca central, mas com uma nova identidade que se alinha melhor ao USDS e ao ecossistema StarDAO.
Uma chamada comunitária será realizada em 25 de outubro para discutir as propostas, e um esboço preliminar será publicado em 28 de outubro, incorporando o feedback da comunidade. Se aprovado, a votação ocorrerá em uma pesquisa de múltipla escolha em 4 de novembro.
Christensen enfatizou a importância de garantir que nenhum usuário ou detentor de tokens seja tratado injustamente ou experimente mudanças inesperadas em sua experiência.
“Os usuários que receberam recompensas em tokens SKY devem, naturalmente, acabar com tokens do protocolo principal, conforme esperado”.
Expansão do Sky
De acordo com Christensen, a Sky experimentou um bom crescimento desde seu rebranding, com o fornecimento de USDS superando US$ 1 bilhão apenas duas semanas após o lançamento.
Ele atribuiu a maior parte desse otimismo à chegada de novos usuários, com os stablecoins USDS e DAI somando influxos de US$ 700 milhões desde o início do USDS.
Além disso, nos primeiros trinta dias, a nova interface da Sky registrou 400 mil visitas. Para o futuro, o projeto planeja expandir o uso do USDS nas principais Layer 2 do Ethereum (ETH) e na Solana (SOL), a fim de promover a adoção por protocolos DeFi de terceiros.