Solana é uma blockchain de alto desempenho, com taxas baixas e transações extremamente rápidas, processando até 50 mil transações por segundo. É uma das blockchains com maior capacidade de processamento de transações entre as principais redes.
SOL, o token nativo da Solana, é o 5º maior em capitalização de mercado, com US$ 67 bilhões e mais de US$ 5 bilhões em TVL (Total Value Locked).
O ecossistema Solana chamou a atenção no ciclo atual porque despontou como um dos mais ativos, com o maior número de usuários ativos diariamente. Além disso, a rede capturou um grande volume de negociações nas DEXs (Exchanges Descentralizadas) e foi fundamental para o boom das memecoins no ciclo atual.
Por ser uma estrutura de alto desempenho, a Solana é uma alternativa atraente para o desenvolvimento de dApps focados na experiência do usuário e experiências na Web 3.0. Por isso, é cotada como uma potencial “Ethereum Killer”.
Essas informações indicam um ecossistema ativo e útil, pronto para crescer.
Recentemente, o Brasil foi pioneiro e aprovou os ETFs de Solana, destacando o interesse institucional em SOL. Isso facilita a entrada do varejo para aquisição de SOL. Os ETFs são convenientes para uma parcela de investidores do mercado financeiro tradicional, que já estão habituados a ter exposições em renda variável, mas que por algum motivo, ainda não negociam criptomoedas.
Nos EUA, a aprovação dos ETFs de Solana já está com o pedido iniciado pela VanEck. Isso poderia impulsionar ainda mais a demanda por SOL e abrir novas oportunidades para os investidores que estão comprando SOL na baixa.
A aprovação dos ETFs na bolsa americana tem o potencial de agregar ainda mais valor ao ecossistema Solana, o que levaria a SOL a desempenhar ainda melhor nos próximos anos. Vale dizer que em 2024, a criptomoeda valorizou 165% desde a mínima do ano (jan/2024) até a sua máxima histórica (mar/2024).
Para o investidor que está se perguntando se vale a pena investir em Solana agora, a resposta é: sim, mas com estratégia e cautela. A melhor opção neste momento é fazer uma estratégia de aportes fracionados, para criar um preço médio para o futuro e reduzir o impacto das oscilações do mercado.
Solana é uma boa opção para carteiras arrojadas, que tenham espaço para projetos inovadores e de longo prazo.