No último domingo, a missão espacial Polaris Dawn, promovida pela SpaceX, foi finalizada com sucesso ao trazer de volta à Terra seus quatro tripulantes civis.
Essa expedição privada fez história por dois motivos: foi a primeira vez que civis realizaram uma caminhada espacial e também marcou a maior altitude atingida desde o programa Apollo, encerrado em 1972. A espaçonave Crew Dragon aterrissou por volta das 4h36 (horário de Brasília), após uma viagem de 40 minutos.
Durante a missão, Jared Isaacman, bilionário e comandante da expedição, foi o primeiro a sair da nave para realizar a caminhada espacial, seguido por Sarah Gillis, engenheira da SpaceX.
Eles flutuaram a 700 km da Terra, presos à cápsula por cabos, enquanto testavam trajes espaciais desenvolvidos para futuras missões mais ambiciosas da SpaceX.
“Visto daqui, a Terra parece perfeita”, comentou Isaacman enquanto flutuava no espaço.
Além da caminhada histórica, a Polaris Dawn atingiu a altitude de 1.400 km da superfície terrestre, superando em muito a altura da ISS, que orbita a 420 km da Terra, e se tornando o maior voo tripulado em décadas.
Os trajes espaciais testados durante a missão são considerados fundamentais para a construção de bases na Lua e, futuramente, em Marte.
A Polaris Dawn é parte de uma série de missões financiadas por Jared Isaacman, que, em 2021, também bancou a Inspiration4, a primeira viagem totalmente civil ao espaço. Embora ele tenha evitado divulgar o valor exato gasto nesta nova empreitada, estima-se que os custos da missão estejam na casa dos US$ 100 milhões.
Fonte: G1