Spotify enfrenta problemas com cópias de músicas criadas por IA

Spotify enfrenta problemas com cópias de músicas criadas por IA

O Spotify está sendo inundado com o surgimento de capas de músicas criadas por bandas geradas por inteligência artificial. Esses “artistas virtuais” estão sendo inseridos nas playlists da plataforma, misturados com capas de músicas feitas por artistas reais, atraindo milhões de ouvintes e gerando remuneração.

Essa tendência foi observada por um grupo de usuários do Reddit. Inicialmente, as capas eram de clássicos da música country, mas uma investigação mais profunda destacou uma variedade de gêneros musicais e épocas. De acordo com os Redditors, nenhum desses “artistas” possui músicas originais.

“Parece que isso já está ocorrendo há alguns anos, abrangendo música ambiente, eletrônica e jazz. A novidade aqui é que, com a IA se tornando um produto de consumo, qualquer pessoa pode criar algo com vocais agora”, afirmou um usuário do Reddit conhecido como Culibuildr.

Culibuildr observou que, sem um alerta prévio, seria difícil para um ouvinte comum identificar que se trata de uma capa gerada por inteligência artificial. Um advogado da gravadora 11A, que afirma representar alguns desses “artistas”, alegou ter documentos que provam a participação de músicos humanos na produção dessas capas.

No entanto, o advogado não conseguiu responder a perguntas adicionais e forneceu apenas um domínio expirado e uma página do Facebook com poucos seguidores, o que é considerado um sinal de alerta para uma gravadora com baixa presença digital.

Um porta-voz do Spotify sugeriu que a responsabilidade por essas anomalias pode recair sobre os provedores de conteúdo, que incluem os próprios “artistas”, suas equipes de gerenciamento e as gravadoras.

“O Spotify não possui uma política contra a criação de conteúdo usando autotune ou ferramentas de IA, desde que o conteúdo não viole outras políticas, incluindo nossa política contra conteúdo enganoso, que proíbe a impostação.”

Deixe seu comentário: