O ecossistema da Layer 2 Scroll continua passando por um momento complicado após o colapso do projeto de stablecoin em sua rede, a Essence Finance.
O token CHI despencou mais de 98% nas últimas 24 horas, caindo para US$ 0,077, após US$ 20 milhões em colaterais terem sido retirados da liquidez da altcoin.
A última comunicação da Essence Finance foi feita através de um tweet em 11 de setembro, e desde então não houve atualizações.
O polêmico airdrop
Em paralelo à crise da Essence Finance, a Scroll realizou a distribuição de seu token nativo, o SCR, por meio de airdrop.
Em comunicado oficial, a equipe da Layer 2 informou que destinou 5,5% da oferta total de 1 bilhão de tokens, ou seja, 55 milhões de SCR, para os primeiros apoiadores e usuários do ecossistema.
A distribuição do SCR ocorreu da seguinte forma:
- 40 milhões de tokens foram direcionados a participantes ativos que acumularam ao menos 200 Scroll Marks – pontos atribuídos pela interação com a rede.
- 1% foi distribuído igualmente entre as carteiras elegíveis.
- 0,5% foi entregue como bônus a usuários que cumpriram requisitos específicos.
Além disso, a ausência de um limite máximo para a distribuição de tokens no airdrop permitiu que as baleias acumulassem a maior parte das moedas.
As 10 carteiras com maiores saldos receberam 11,7% dos tokens, enquanto as 100 principais carteiras concentraram 34,4% do total.
Essa distribuição desigual pode dificultar a valorização do token, pois os grandes detentores têm o poder de influenciar o mercado com vendas, como visto no lançamento do SCR, que despencou 32% após seu airdrop.