Muneeb Ali, cofundador da rede Stacks, anunciou em um post na rede social X o lançamento oficial do upgrade Nakamoto. A atualização faz parte da Layer 2 do Bitcoin e promete trazer mais segurança, rapidez e integração com a blockchain da criptomoeda primária.
Um dos destaques do upgrade Nakamoto é a implementação da “finalidade 100%” para as transações realizadas na Layer 2 do Stacks. Esse conceito garante que, uma vez confirmada, a transferência não pode ser revertida, elevando o nível de segurança e estabilidade para os usuários da rede.
Além disso, o ordenamento e a reversão das transações agora utilizam todo o poder computacional da rede Bitcoin, tornando a camada secundária praticamente inquebrável.
Outro destaque da atualização é a introdução dos Fast Blocks, que reduzem o tempo de confirmação de transações de 10 a 40 minutos na rede Bitcoin para apenas alguns segundos na Stacks.
O upgrade Nakamoto também estabelece as bases para o próximo lançamento do SBTC, ativo esperado dentro de 4 a 6 semanas. Os desenvolvedores principais da rede apontaram que essa nova etapa se concentra em aprimorar a segurança da blockchain e que a versão introduzirá otimizações adicionais para o tráfego e a latência do sistema.