O banco Standard Chartered realizou uma análise hipotética substituindo as ações da Tesla por bitcoin (BTC) no índice Magnificent Seven, composto pelas principais gigantes de tecnologia dos Estados Unidos. O resultado foi um desempenho superior e menor volatilidade em comparação ao índice tradicional.
O Magnificent Seven conta com ações da Alphabet, Amazon, Apple, Meta Platforms, Microsoft, NVIDIA e Tesla. No entanto, o chefe de pesquisa do Standard Chartered, Jeffrey Kendrick, disse que a adição do bitcoin poderia trazer benefícios aos investidores institucionais, pois a criptomoeda apresenta uma correlação mais próxima ao mercado de ações do que o ouro no curto prazo.

Segundo Kendrick, essa mudança poderia impulsionar a participação institucional no mercado do BTC, uma vez que a cripto pode cumprir diferentes objetivos dentro de uma carteira de investimentos. O índice alternativo, chamado Mag 7B, além de ter apresentado uma menor volatilidade, também entregou um retorno médio anualizado 1% maior em comparação ao índice original, com desempenho superior em cinco dos últimos sete anos. A volatilidade média do Mag 7B foi 2% inferior à do Magnificent Seven.
Para tornar a análise mais precisa, o banco utilizou dezembro de 2017 como ponto de partida. Kendrick também destacou que a institucionalização do bitcoin faz com que seu comportamento no mercado se assemelhe ao das ações da NVIDIA. Em contraste, ele comparou a volatilidade da Tesla com a do Ethereum (ETH).
Leia mais: Ethereum pode cair para US$ 1.200, aponta análise técnica