Entre 12 e 20 de outubro de 2024, o preço do bitcoin (BTC) na Coreia do Sul ficou abaixo da média global, segundo a CryptoQuant.
No entanto, a partir do dia 20, essa situação se reverteu, com o preço do BTC apresentando um ágio de 2,21% em relação ao padrão global até 24 de outubro. No dia 31 do mês passado houve uma leve diminuição no ágio, que ficou em 1,93%.
Historicamente, o bitcoin na Coreia do Sul tende a ser superior ao do mercado global, um fenômeno conhecido como ‘Kimchi Premium’.
Essa diferença é atribuída a fatores da regulamentação local e o controle de capitais, além da forte demanda por criptomoedas entre os investidores sul-coreanos.
Ao longo de 2024, o won foi a segunda moeda fiduciária com maior volume em transações de BTC, atrás apenas do dólar dos EUA.
Atualmente, a moeda ocupa a quinta posição em termos de pares de negociação de BTC, superado por USDT, USD, FDUSD e USDC.
Em termos de volume de negociações, o dólar representa 17,75% das transações de bitcoin, enquanto o won corresponde a 3,99%. O euro segue logo atrás, com uma participação de 1,06% nas transações realizadas nas últimas 24 horas.