Suposto golpista se une a influenciadores para divulgar criptomoedas fraudulentas

Suposto golpista se une a influenciadores para divulgar criptomoedas fraudulentas
Canva IA

Um indivíduo identificado como Zopp0 é acusado de estar à frente de diversas fraudes no mercado de criptomoedas.

Segundo o analista on-chain ZachXBT, as criptos SCALE, NTD, TPU e OPSEC foram criadas por Zopp0 e orquestradas de forma a enganar investidores, utilizando influenciadores e robôs para manipular o mercado.

A conexão com influenciadores

Mensagens vazadas apontam que Zopp0 colaborou com os creators CryptoGodJohn, CryptoKazi e Luke Belmar para promover as criptomoedas mencionadas. Embora muitas dessas altcoins carecessem de suporte técnico, as recomendações dos criadores de conteúdo geraram um apelo entre as pessoas que investiram e tiveram grandes perdas.

Algumas das criptomoedas criadas por Zopp0 despencaram mais de 90% em seu preço em um único dia.

Para garantir sua anonimidade durante a promoção de suas fraudes, Zopp0, além de recrutar grandes influenciadores, financiou campanhas negativas contra altcoins concorrentes.

A reação às denúncias

Após as denúncias de ZachXBT em março de 2024, Zopp0 e seu parceiro, SZB, começaram a mostrar sinais de inquietação. Preocupados com a possibilidade de serem desmascarados, cogitaram transferir a gestão do SCALE para terceiros.

Para se protegerem ainda mais, a dupla contratou equipes clandestinas com a missão de disseminar FUD (medo, incerteza e dúvida) em relação a projetos rivais, numa tentativa de desviar a atenção de suas práticas questionáveis.

ZachXBT disse que hesitou em revelar todos os detalhes do esquema, temendo represálias de investidores agressivos e a retaliação de influenciadores bem pagos. No entanto, com a revelação de que três dos projetos de Zopp0 foram, de fato, rug pull, ele decidiu expor completamente o escândalo.

Deixe seu comentário: