O Telegram anunciou o lançamento da funcionalidade “Nearby Businesses”, que permitirá que empresas verificadas exibam seus catálogos de produtos e aceitem pagamentos diretamente no aplicativo.
Em comunicado, o CEO do mensageiro, Pavel Durov, destacou a remoção da função “People Nearby”, que o empresário explicou ser pouco utilizada — menos de 0,1% dos usuários do Telegram faziam uso dessa ferramenta — e vinha gerando problemas relacionados ao uso por bots e golpistas.
A nova função Nearby Businesses vem para substituir essa antiga ferramenta, com o objetivo de promover empresas legítimas e verificadas.
Além disso, o Telegram anunciou a suspensão de novos uploads de mídia em sua ferramenta de blogs independente, o Telegraph, citando abusos cometidos por usuários anônimos.
Durov também aproveitou a oportunidade para comentar sobre os desafios enfrentados pela plataforma em relação a uma minoria de usuários que se envolvem em atividades ilegais.
Segundo ele, embora 99,999% dos usuários não tenham qualquer vínculo com crimes, os 0,001% que agem de forma inadequada prejudicam a reputação do Telegram e colocam em risco os interesses da maioria dos usuários, que já somam quase um bilhão.