Tênis motorizado da Nike ajuda a andar mais com menos cansaço

Tênis motorizado da Nike ajuda a andar mais com menos cansaço
Imagem destaque: Nike

A Nike anunciou o Project Amplify, sistema motorizado inédito para tênis que permite que qualquer um se movimente com mais facilidade, menos esforço e mais diversão.

A tecnologia é voltada para quem corre ou caminha em ritmo moderado e busca melhorar o desempenho sem se sentir exausto. 

A inspiração veio das bicicletas elétricas, que tornaram os trajetos urbanos mais acessíveis para milhões de pessoas.

🔌 Potência nos pés

O sistema criado em parceria com a empresa de robótica Dephy combina um motor leve, uma correia motriz e uma bateria recarregável acoplada a uma tornozeleira. 

Tudo isso se integra a um tênis com placa de carbono, que pode ser usado com ou sem o sistema robótico.

O equipamento foi desenvolvido com base em algoritmos de movimento criados no laboratório de pesquisa esportiva da Nike. 

Segundo os testes, o Project Amplify age como um “segundo par de panturrilhas”, dando impulso extra aos movimentos do tornozelo e da perna inferior.

👟 Mais distância, menos cansaço

A Nike afirma que o sistema pode ajudar atletas amadores a prolongar o tempo e a distância de suas atividades físicas. Isso vale tanto para quem quer estender o trajeto a pé até o trabalho quanto para quem deseja correr mais um quilômetro sem sentir tanto desgaste físico.

Nos testes realizados com mais de 400 pessoas, a tecnologia foi capaz de fazer com que usuários passassem de um ritmo de 12 minutos por milha para 10 minutos. 

Muitos relataram a sensação de que o tênis faz com que subir uma ladeira pareça tão fácil quanto andar em terreno plano.

🧪 Quase pronto para o público

Apesar de já estar em fase avançada, o produto ainda não foi lançado oficialmente. A Nike segue testando o sistema para garantir o melhor desempenho possível antes de colocar o tênis no mercado. 

Foram feitas mais de nove versões diferentes do hardware, somando 2,4 milhões de passos ao longo dos anos de desenvolvimento.

A empresa destaca que o foco do projeto nunca foi bater recordes em competições, mas sim ajudar pessoas comuns a incorporarem mais movimento no dia a dia. 

E, como diz o vice-presidente de inovação da marca, o verdadeiro desafio era encontrar uma forma de adicionar potência à passada sem tirar a leveza da experiência.

📰 Leia também:

Elon Musk pode deixar a Tesla se pacote trilionário for negado

Walmart integra ChatGPT e lança botão de compra no app

Uber vai remover carros das categorias Black e Comfort em 2026

Fique por dentro das notícias mais quentes do mundo: entre no nosso canal no WhatsApp.

Deixe seu comentário: