O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos fez uma analogia entre o Bitcoin (BTC) e o ouro, destacando o principal papel da criptomoeda como reserva de valor dentro do ecossistema de finanças descentralizadas.
Em seu relatório, o Tesouro apontou que as criptomoedas estão se expandindo rapidamente, mas que esse crescimento ainda vem de uma base relativamente pequena.
A análise afirma que, embora tenha havido uma aceleração no setor, a capitalização de mercado das criptos ainda é modesta em comparação com ativos financeiros tradicionais.
Além disso, de acordo com o estudo, o uso de bitcoin e altcoins por parte de famílias e empresas se concentra principalmente em fins de investimento, com um grande papel da especulação no impulso da expansão do mercado.
Ao falar sobre o BTC, o Tesouro deu ênfase à evolução da criptomoeda primária dentro desse cenário financeiro, observando que ela está se consolidando como uma reserva de valor, semelhante ao ouro.
O relatório também abordou iniciativas para utilizar a tecnologia blockchain e o livro-razão distribuído (DLT) no desenvolvimento de novas aplicações e na melhoria dos processos de compensação e liquidação dos mercados financeiros tradicionais.
Leia mais: Bitcoin (BTC) ainda não atingiu fase de “bolha”, afirma veterano do mercado financeiro