O TikTok está sendo acusado de atuar como uma exchange de criptomoedas não licenciada no Reino Unido.
A denúncia foi feita em uma carta endereçada à Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido (FCA) por um ex-consultor de conformidade de um importante banco privado, segundo o Financial News.
Na correspondência, o especialista afirma que o sistema de moeda virtual do TikTok permite a troca indireta de moedas fiduciárias por meio de seu programa de recompensas. O denunciante alega que, devido a essa operação, a gigante das redes sociais deveria estar sujeita às regulamentações de combate à lavagem de dinheiro (AML) e financiamento do terrorismo da FCA.
De acordo com o documento, “o TikTok facilita a transferência de dinheiro para empresas de serviços monetários por meio de seu programa de recompensas e troca, ou organiza a troca de criptoativos por dinheiro ou vice-versa“.
Os usuários da plataforma podem adquirir tokens virtuais, conhecidos como TikTok Coins, que são usados para enviar presentes virtuais a criadores de conteúdo.
Esses presentes, por sua vez, são convertidos em “diamantes”, que podem ser trocados por moeda fiduciária. O especialista em conformidade ressalta que a falta de registro do TikTok junto à FCA aumenta o risco de que a plataforma seja explorada por criminosos para atividades ilegais e lavagem de dinheiro, sem as devidas medidas de AML.
No entanto, a situação é complicada pela ambiguidade em torno da classificação dos TikTok Coins como criptomoedas.
O relatório os refere apenas como “moedas virtuais” e “tokens virtuais”, o que deixa em aberto a questão de se eles atendem aos critérios estabelecidos para ativos criptográficos.