O Tribunal de Apelações dos EUA reabriu o processo contra a Binance.US, acusada de manipular o preço e a classificação do token HEX no CoinMarketCap.
O processo original, aberto em 2021 por Ryan Cox, alegava que a exchange de criptomoedas e a plataforma de rastreamento de preços haviam conspirado para diminuir artificialmente o valor do HEX.
De acordo com Cox, essa manipulação teria causado a negociação da altcoin a um preço inferior, enquanto as criptomoedas da própria Binance eram favorecidas no ranking do CoinMarketCap.
Inicialmente, em fevereiro de 2023, um juiz federal havia indeferido o processo por falta de provas concretas da manipulação. No entanto, o Tribunal de Apelações reverteu a decisão, considerando as alegações de Cox plausíveis.
Agora, o processo seguirá tramitando na corte distrital.
Outra polêmica envolvendo o HEX está relacionada ao fundador do projeto, Richard Heart, que é alvo de um processo movido pela SEC dos EUA.
A Comissão acusa Heart de violar leis federais de valores mobiliários e fraudar investidores em pelo menos US$12,1 milhões. Segundo o órgão regulador, o fundador do HEX teria utilizado indevidamente o dinheiro arrecadado para compras pessoais luxuosas, em vez de investir no desenvolvimento ou promoção do token.