Trump adia tarifa contra a União Europeia para 9 de julho

Trump adia tarifa contra a União Europeia para 9 de julho
Imagem destaque: ChatGPT

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste domingo (25) a prorrogação do prazo para a imposição de uma tarifa de 50% contra a União Europeia (UE).

Inicialmente prevista para entrar em vigor em 1º de junho, a medida foi adiada para 9 de julho, após uma conversa telefônica com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Mais cedo, Von der Leyen publicou em sua conta na rede social X que “a UE e os EUA compartilham a relação comercial mais próxima e importante do mundo”. Ela acrescentou que a Europa está pronta para avançar nas negociações “de forma rápida e decisiva”, mas ressaltou a necessidade de tempo até 9 de julho para que um bom acordo possa ser alcançado.

Na sexta-feira (23), Trump havia declarado que “nossas discussões com eles (UE) não estão levando a lugar nenhum”. O presidente norte-americano criticou barreiras comerciais impostas pela Europa, manipulações monetárias e processos considerados por ele injustos contra empresas dos EUA. Segundo o republicano, esses fatores contribuem para um déficit comercial com a UE superior a US$ 250 bilhões anuais.

A tarifa cogitada para a UE era de 20%, conforme o plano de “tarifas recíprocas” anunciado por Trump em abril. Na última semana, a Bloomberg informou que a UE apresentou uma nova proposta comercial aos EUA, mas Trump avaliou que “as conversas com a UE estão indo muito devagar”.

Leia mais: Presidente do Fed defende universidades em meio a ataques do governo Trump

Deixe seu comentário: