Trump ameaça nova rodada de tarifas de 50% contra a China

Trump ameaça nova rodada de tarifas de 50% contra a China
Lowy Institute

As relações comerciais entre Estados Unidos e China voltaram a se deteriorar após declarações do presidente dos EUA, Donald Trump, nesta segunda-feira, 7 de abril. Segundo o republicano, Washington poderá impor uma nova tarifa de 50% sobre produtos chineses caso Pequim não reverta medidas retaliatórias anunciadas na sexta-feira (4).

O governo chinês comunicou a aplicação de uma tarifa de 34% sobre importações vindas dos Estados Unidos, após Trump anunciar tarifas adicionais ao país asiático, retomando a disputa que marcou boa parte do mandato anterior do bilionário. Em resposta, o governante dos EUA afirmou que tomará medidas ainda mais duras se o rival não recuar até terça-feira, 8 de abril.

Trump disse que, caso não haja uma mudança de postura por parte da China, as novas tarifas estadunidenses entrarão em vigor já no dia seguinte, 9 de abril. Ele também declarou que todas as negociações pendentes com autoridades chinesas serão suspensas, encerrando qualquer possibilidade de diálogo imediato.

A tensão pode ter impactos nos setores sensíveis à política comercial dos EUA, como tecnologia, commodities e ativos digitais.

Leia mais: Recessão global de 2008 se repetirá em 2025?

Deixe seu comentário: