Trump anuncia tarifas de 25% para Canadá e México e aumento de 10% para a China

Trump anuncia tarifas de 25% para Canadá e México e aumento de 10% para a China
Carta Capital

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que um de seus primeiros atos como chefe do Executivo será a imposição de tarifas sobre produtos provenientes da China, do México e do Canadá.

Segundo o bilionário, a medida ajudará a pressionar os países a tomarem ações concretas contra o tráfico de drogas e a imigração ilegal.

Trump declarou que pretende impor uma tarifa adicional de 10% sobre todos os produtos importados da China, além das tarifas já existentes, em resposta ao que o republicano chama de “ineficácia do governo chinês em conter o envio de drogas ao território norte-americano”.

O político afirma ter conversado diversas vezes com representantes chineses, que teriam prometido adotar penas rigorosas contra traficantes, mas as medidas nunca foram implementadas.

No caso do México e do Canadá, Trump anunciou uma tarifa de 25% sobre todos os produtos importados desses países. A justificativa para a medida é o que ele descreve como a “falta de controle sobre as fronteiras, que estaria permitindo a entrada de milhares de pessoas de forma irregular e contribuindo para o crescimento da criminalidade”.

“O México e o Canadá têm o poder absoluto de resolver isso, mas, até lá, terão que pagar um preço alto”.

Leia mais: Saiba o que o mercado de criptomoedas espera para os 100 primeiros dias de governo Trump

Deixe seu comentário: