Trump avalia fechar instituições que tratam criptos como ameaça

Trump avalia fechar instituições que tratam criptomoedas como ameaça
Nexo Jornal

A equipe política de Donald Trump está considerando a fusão ou eliminação das agências reguladoras Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC) e Office of the Comptroller of the Currency (OCC).

Segundo o Wall Street Journal, essa reestruturação seria parte de uma reforma bancária liderada pelo recém-criado Departamento de Eficiência Governamental (DOGE).

A equipe de Trump está analisando se a responsabilidade de garantir os depósitos bancários, atualmente atribuída à FDIC, poderia ser transferida para o Departamento do Tesouro.

No entanto, qualquer proposta para extinguir ou transformar as agências reguladoras dependeria de aprovação do Congresso.

Uma boa ideia?

A decisão de Trump poderia ser uma oportunidade de aliviar restrições e aumentar a eficiência do sistema financeiro, mas também pode trazer riscos de desestabilização.

O seguro de depósitos oferecido pela FDIC, por exemplo, é reconhecido como uma medida importante para a confiança dos consumidores e a estabilidade do sistema bancário.

No entanto, a indústria blockchain vê a iniciativa com bons olhos. De acordo com Tyler Winklevoss, cofundador da exchange de criptomoedas Gemini, a extinção do órgão poderia prevenir ações controversas como a Operação Chokepoint 2.0.

A operação mencionada é usada para descrever alegações de que o governo dos Estados Unidos estaria usando sua influência para forçar bancos e demais instituições financeiras a romperem relações com empresas cripto.

Leia mais: Trump escolhe apoiador do Bitcoin para presidir comitê que supervisiona a SEC

Deixe seu comentário: