Elon Musk foi nomeado por Donald Trump como líder do Departamento de Eficiência Governamental. Este novo órgão foi lançado com o intuito de cortar gastos públicos e conter o aumento da dívida nacional norte-americana, que, em outubro deste ano, atingiu a marca de US$ 35,81 trilhões, enquanto nos últimos quatro anos o endividamento do país cresceu US$ 8,06 trilhões.
Musk mencionou que prefere referir-se ao Departamento de Eficiência Governamental como D.O.G.E., o que, você já sabe, gerou uma conexão entre o novo cargo do bilionário e a criptomoeda Dogecoin (DOGE).
Billy Markus, um dos criadores do DOGE, comentou sobre a nomeação, chamando a atenção para o nível elevado de gastos do governo dos EUA e reforçou que as medidas de corte são necessárias.
“Nossa economia está dependente do dinheiro público – o crescimento recente do PIB foi impulsionado por um gasto governamental insustentável”.
Markus destacou que o processo de cortes não será fácil devido ao entrelaçamento entre economia e governo, que teve um bom crescimento nos últimos anos.
Para Markus, a trajetória da economia norte-americana, sem intervenções de controle, pode levar a consequências graves. No entanto, ele acredita que Musk é o nome certo para enfrentar esse desafio.
Em seu discurso, o CEO da Tesla afirmou que comandaria o novo departamento como a empresa que ele lidera, onde aqueles que trabalham receberão incentivos, e aqueles que não trabalham enfrentarão consequências.
Já Trump disse que o D.O.G.E tornará o governo dos EUA ágil e eficaz, eliminando regulamentações excessivas, reduzindo gastos desnecessários e reorganizando agências federais para garantir que operem de forma mais eficiente.