Trump rompe negociações com o Canadá após nova taxação digital

Trump rompe negociações com o Canadá após nova taxação digital
Imagem destaque: ChatGPT

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na sexta-feira (27) o rompimento imediato das negociações comerciais com o Canadá, após Ottawa manter a cobrança de um imposto sobre serviços digitais que afeta gigantes dos EUA como Amazon, Google e Meta.

🧾 Taxa digital vira ponto de ruptura

O imposto canadense, aprovado em 2024 e com efeitos retroativos a 2022, começa a ser cobrado oficialmente na segunda-feira (30). A medida foi criticada por autoridades estadunidenses como um ataque direto às empresas de tecnologia do país.

Trump reagiu com veemência, acusando o Canadá de “copiar a União Europeia” e chamou a taxação de “absurda”. Em sua postagem, prometeu impor tarifas como resposta nos próximos sete dias.

Em 2024, o comércio bilateral entre EUA e Canadá somou US$ 762 bilhões. A interrupção das conversas ameaça diretamente cadeias produtivas integradas nos dois países.

🎙️ Bastidores e reações

O secretário do Tesouro, Scott Bessent, criticou a decisão canadense de manter a cobrança retroativa e disse que os EUA podem abrir uma investigação com base na Seção 301 da Lei de Comércio de 1974.

Enquanto isso, Trump endureceu ainda mais o tom em conversa com jornalistas: “O Canadá foi tolo ao seguir com isso. Temos poder total sobre eles”.

Já o gabinete do primeiro-ministro canadense Mark Carney emitiu uma resposta de uma linha ao anúncio do republicano.

“O governo canadense continuará a se envolver nessas negociações complexas com os Estados Unidos no melhor interesse dos trabalhadores e empresas canadenses”.

📌 Leia também:

Trump ameaça novo ataque ao Irã e cita destruição total

China confirma acordo com EUA sobre exportações estratégicas

Trump pode antecipar nome do novo chefe do Fed, diz jornal

 Fique por dentro das notícias mais quentes do mundo: entre no nosso canal no WhatsApp.

Deixe seu comentário: