O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um decreto para a criação de uma Reserva Estratégica de Bitcoin (SBR) no país nesta sexta-feira (7). No entanto, a assinatura não trouxe um efeito positivo no mercado de criptomoedas.
Através de um tweet de David Sacks, o “Czar das Criptomoedas”, o anúncio foi feito, mas provocou uma queda imediata nos preços do bitcoin (BTC) e das altcoins, com uma perda de US$ 200 bilhões em capitalização de mercado dentro de uma hora.
Um dos pontos que pode ter influenciado essa queda é o fato de Trump ter tido dificuldades em entender completamente o conteúdo do decreto. Após Sacks resumir o que estava sendo proposto, Trump questionou: “E isso é algo em que você acredita totalmente?” Sacks, de maneira firme, respondeu: “100%”. Trump, ainda tentando compreender, perguntou: “E fizemos a promessa, certo?”, com Sacks confirmando a afirmação.
Além disso, Sacks disse que a reserva será formada por bitcoins confiscados em processos criminais e civis. Ou seja, pelo menos no curto prazo, ela não trará mais liquidez para o mercado do BTC.
Embora a promessa tenha sido a criação de um estoque estratégico de bitcoin e de outras criptomoedas, Ethereum (ETH), XRP, Solana (SOL) e Cardano (ADA), a realidade foi diferente. O decreto de Trump, na prática, estabelece uma reserva exclusiva de BTC, enquanto as demais moedas não fazem parte do plano inicial.
Leia mais: Eu não sou um criminoso, diz Sam Bankman-Fried em entrevista