Chamou um Uber e apareceu um carro sem motorista? Bem-vindo ao futuro — se você estiver em Atlanta. A cidade acaba de entrar para a rota da parceria entre Uber e Waymo, oferecendo corridas com robotáxis totalmente autônomos direto pelo app da Uber.
A novidade coloca Atlanta como o segundo território a receber o serviço, depois de Austin.
🚘 Corrida sem motorista, sim. Mas nem sempre
O serviço será restrito, por enquanto, a uma área de 65 milhas quadradas (168 quilômetros quadrados), que abrange Downtown, Buckhead e Capitol View.
Ainda não há acesso para rodovias ou aeroporto. E nem todo mundo será atendido por um Waymo de cara — o número de veículos é limitado, e a expansão será gradual.
📱 Tudo via Uber (por enquanto)
A experiência acontece exclusivamente no app da Uber. Mesmo quem tentar usar o aplicativo da Waymo será redirecionado para a plataforma da parceira.
Na prática, quem quiser aumentar as chances de embarcar num robotáxi pode ajustar a aba “Preferências de Corrida” no app, ativando a opção de viagens autônomas.
O valor será o mesmo de um UberX, Comfort ou Comfort Electric — e o passageiro faz tudo pelo app: desde abrir a porta até iniciar a corrida. Também é possível acionar a tela traseira do veículo.
🧼 Quem cuida da frota?
A operação da frota — como limpeza, recarga e manutenção — ficará a cargo da Uber, com apoio da Avmo (ex-Moove Cars). Já a Waymo segue responsável por testes, suporte ao passageiro e assistência nas ruas.
Os detalhes sobre divisão de custos e lucros entre as empresas não foram divulgados.
🤝 Rivalidade que virou aliança
Uber e Waymo, que já estiveram em lados opostos da briga por tecnologia autônoma, agora dividem o mesmo carro. Mas a parceria não é exclusiva.
A Uber trabalha com mais de uma dúzia de empresas nesse segmento, incluindo operadores de robôs de entrega para o Uber Eats. Atualmente, a rede da empresa já roda com uma média de 1,5 milhão de corridas e entregas autônomas por ano.
🛣️ Atlanta já estava no radar
A Waymo começou a mapear as ruas da cidade ainda em 2018. Os testes autônomos sem motorista começaram em janeiro de 2025, com corridas de passageiros liberadas em maio.
Foram 283 dias entre o anúncio e o lançamento no app da Uber. Agora, a meta da Waymo é reduzir esse tempo nas próximas cidades — sem deixar a segurança de lado.
Hoje, a empresa realiza em torno de 250 mil corridas por semana em quatro regiões dos EUA e planeja estrear em breve em Miami e Washington, DC com seu próprio aplicativo.
📌 Leia também:
Robotáxis da Tesla falham em estreia e viram alvo de investigação
Casamento com criança é interrompido na Disney Paris
Vazamento expõe logins do Facebook, Telegram e GitHub; veja riscos
Fique por dentro das notícias mais quentes do mundo: entre no nosso canal no WhatsApp.