UE propõe remover todas tarifas sobre produtos industriais dos EUA para atender às demandas de Trump

UE propõe remover todas tarifas sobre produtos industriais dos EUA para atender às demandas de Trump
Imagem destaque: Pexels/Pixabay

A Comissão Europeia vai propor até o fim da semana a remoção de todas as tarifas sobre bens industriais dos Estados Unidos. A iniciativa é uma resposta a uma exigência de Donald Trump, que condiciona a redução de tarifas sobre carros europeus a essa mudança.

Apesar de reconhecer que o acordo favorece os estadunidenses, a UE vê o movimento como necessário para garantir previsibilidade às empresas.

A proposta deve seguir em ritmo acelerado, sem o tradicional estudo de impacto. A justificativa é garantir que as tarifas dos EUA sobre automóveis europeus recuem de 27,5% para 15%, com validade retroativa a 1º de agosto.

Segundo fontes ouvidas pela Bloomberg, a comissão também deve aplicar tarifas preferenciais para produtos agrícolas e frutos do mar.

A Alemanha exportou US$ 34,9 bilhões em carros e peças para os Estados Unidos apenas em 2024. A indústria automotiva é um dos principais pilares da balança comercial europeia com os EUA.

Se os europeus não apresentarem a proposta até o fim do mês, os veículos continuarão fora do acordo.

Mesmo negociando com Bruxelas, Trump mantém o tom agressivo contra países que tributam serviços digitais, sem dizer se a UE será atingida.

O republicano também segue crítico às regras europeias que pressionam big techs dos EUA, como Google e Apple.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, resumiu o sentimento geral de Bruxelas ao afirmar que o acordo é “forte, ainda que não seja perfeito”.

A aposta, agora, é que a remoção das tarifas industriais acabe abrindo espaço para uma trégua comercial maior entre os dois lados do Atlântico.

📌 Leia também:

Trump ameaça Lisa Cook, mas não pode demitir governadora do Fed

Trump ameaça tarifa de 200% contra a China em disputa por ímãs de terras raras

Japão quer cortar imposto sobre cripto e liberar ETFs até 2026

Fique por dentro das notícias mais quentes do mundo: entre no nosso canal no WhatsApp.

Deixe seu comentário: