A Unichain, Layer 2 da Uniswap Labs, teve o acesso remoto de desenvolvedores (RPC) temporariamente desativado depois que informações confidenciais sobre o uso antecipado da rede circularam publicamente.
Esse vazamento permitiu que alguns usuários tecnicamente habilidosos começassem a usar a Unichain antes do lançamento oficial, o que não estava nos planos dos desenvolvedores.
Assim, a conta oficial do protocolo na rede social X publicou que a mainnet da Unichain ainda não está ativa e que a ponte oficial de transações não foi concluída.
“Como a rede não está pronta para o uso público, o RPC para esse período de acesso foi desativado”.
A equipe apontou que o RPC será reativado quando o projeto estiver devidamente preparado. Até lá, eles prometem divulgar as atualizações nas redes sociais e no site oficial, unichain.org.
Indignação da comunidade cripto
Apesar das instruções para retiradas de fundos para a rede principal do Ethereum (ETH), alguns usuários no X manifestaram ceticismo sobre a viabilidade desse processo sem o RPC ativo.
Além disso, Tom Kyser, fundador da Gas.zip, destacou que:
“Nenhuma outra rede desativa o RPC, mesmo com acesso antecipado de usuários. A maioria prefere ignorar ou até aproveitar a situação”.
Já em relação à retirada de fundos com o RPC inativo, Kyser disse que, tecnicamente, seria possível permitir transações de saída específicas, mas ainda não há confirmação da equipe se isso será implementado.
Com características como tempos de bloco de 250 ms, interoperabilidade entre cadeias e uma rede de validadores descentralizada, a Unichain foi projetada para concorrer no setor de negociação de memecoins, onde a Solana (SOL) atualmente lidera.
A testnet da Unichain foi ativada em 10 de outubro, e o lançamento completo da mainnet está previsto para o final do ano.