Vitalik Buterin apresenta propostas para tornar o Ethereum mais privado sem alterar seu funcionamento

Vitalik Buterin apresenta propostas para tornar o Ethereum mais privado sem alterar seu funcionamento
GROK

O cofundador do Ethereum (ETH), Vitalik Buterin, publicou um novo documento técnico com foco em aprimorar a privacidade na rede, sem comprometer sua estrutura de consenso.

A proposta foi divulgada no fórum Ethereum Magicians e reúne diretrizes práticas que têm o intuito de proteger os usuários contra riscos ligados à exposição de dados e à vulnerabilidade de nodes de comunicação.

Ao contrário de outros textos mais extensos que Buterin já compartilhou ao longo dos anos, o novo material é mais enxuto e direto ao ponto, com ênfase em aplicações viáveis no curto prazo.

O documento aponta melhorias em quatro frentes: permitir pagamentos privados diretamente na blockchain, reduzir a rastreabilidade de ações dentro de aplicativos descentralizados, esconder consultas de leitura feitas na rede e tornar a comunicação entre usuários e nodes mais difícil de ser monitorada.

Entre as nove propostas apresentadas por Buterin, estão a integração de ferramentas de privacidade já existentes, como Railgun e Privacy Pools, diretamente em carteiras digitais populares.

Ele também defende o uso de endereços diferentes para cada aplicação usada, o que dificulta a criação de perfis comportamentais dos usuários. Outras medidas destacadas no material são tornar privadas, por padrão, transações feitas para o próprio endereço e melhorar a segurança do armazenamento de chaves.

Além disso, o plano contempla o uso temporário de ambientes de execução confiáveis (TEEs) para proteger o tráfego RPC, com a intenção de adotar, futuramente, métodos mais robustos como a recuperação privada de informações (PIR).

A adoção de mixnets, nodes exclusivos por dApp e agregação de provas criptográficas também são discutidas como formas de reduzir os rastros deixados na rede.

Leia mais: Aprovada negociação de opções sobre ETFs spot de Ethereum nos EUA

Deixe seu comentário: