Vitalik Buterin compartilha visão para o futuro do Ethereum em 2025

Vitalik Buterin compartilha visão para o futuro do Ethereum em 2025

Vitalik Buterin, cofundador do Ethereum (ETH), apresentou hoje (30) sua visão para o futuro da rede em 2025.

A proposta, dividida em dois pilares, foca no fortalecimento da infraestrutura da plataforma de contratos inteligentes e na promoção de ecossistemas descentralizados, com impacto além do mercado financeiro.

Um dos objetivos de Buterin é consolidar o Ethereum como uma plataforma ainda mais estável, segura e escalável.

Com a transição para o mecanismo de consenso Proof of Stake (PoS) já concluída em 2022, o foco agora está em expandir os benefícios desse modelo — como a redução do consumo de energia e o aumento da eficiência — por meio de novos aprimoramentos na rede em soluções de escalabilidade e segurança.

A melhoria da infraestrutura é vista por Buterin como essencial para garantir a sustentabilidade do ecossistema DeFi (finanças descentralizadas), que depende diretamente da solidez da blockchain do Ethereum.

Outro ponto de destaque na visão do bilionário é a privacidade. Embora a transparência seja uma das marcas da tecnologia blockchain, ela pode representar riscos quando informações sensíveis estão envolvidas.

Soluções como as zero-knowledge proofs (ZKPs), que permitem transações privadas sem comprometer a segurança e a verificabilidade da rede, estão entre as inovações defendidas por Buterin.

Além da evolução técnica da rede, o rosto por trás do ETH propõe uma expansão da descentralização para outras esferas da sociedade. Buterin acredita que ferramentas de governança descentralizada e sistemas de comunicação alternativos podem transformar setores inteiros, criando ambientes mais abertos, inclusivos e transparentes.

Leia mais: Baleia de US$ 250 milhões em bitcoin acorda após 8 anos, mas perde fortuna em hack milionário

Deixe seu comentário: