Vitalik Buterin realizou uma doação de 100 Ethereum, equivalente a US$ 240 mil, para o fundo de defesa legal “Free Alexey & Roman Storm”, criado para apoiar Roman Storm, desenvolvedor do Tornado Cash, que enfrenta dificuldades legais.
Até o momento, o fundo já arrecadou 327 Ethereum, totalizando US$ 785 mil, provenientes de 148 doações.
“Não consigo descrever o quanto isso significa para mim. Obrigado pelo seu apoio contínuo”, declarou Storm após receber a doação de Buterin.
Julgamento marcado
No final de setembro, a juíza de Nova York, Katherine Polk Failla, decidiu que o processo do Departamento de Justiça dos EUA contra Roman Storm seguirá para julgamento.
Failla negou a moção de Storm para derrubar as acusações criminais, afirmando que elas não eram infundadas.
O desenvolvedor e seus apoiadores argumentam que processar alguém por programar seria equivalente a processar alguém por liberdade de expressão, sugerindo que a codificação deve ser protegida pela Primeira Emenda da Constituição dos EUA.
No entanto, a juíza não concordou, afirmando que a capacidade funcional do código não se enquadra na definição de discurso protegido pela Primeira Emenda.
O julgamento de Storm está agendado para começar no dia 2 de dezembro e deve durar duas semanas. Caso ele seja condenado, pode pegar até 45 anos de prisão em todos os processos de conspiração para lavagem de dinheiro e operação de um negócio de transmissão de dinheiro não autorizado.