Vitalik Buterin, cofundador do Ethereum (ETH), vendeu a memecoin LEDOG (DOG), recebendo em troca 5.204 ETH.
Apesar dessa venda, o programador ainda mantém 8 trilhões de DOG em sua carteira, que tem um valor de US$ 483 mil. A moeda foi enviada a ele pela equipe de desenvolvimento da memecoin.
Além disso, Vitalik fez outra transação com a altcoin Estee (ESTEE), vendendo 50,54 bilhões de tokens por 116.306 USDC.
No entanto, essas transações não resultaram em queda nos preços das criptos em questão. Pelo contrário, tanto o preço do DOG quanto o do ESTEE subiram após a venda de Buterin.
O preço do ESTEE, por exemplo, teve um aumento superior a 200%, enquanto o DOG viu um crescimento de mais de 50%.
As doações de Buterin
Buterin tem o costume de vender memecoins que recebe como presentes para realizar doações para fins beneficentes. Ele também realiza vendas de Ethereum para incentivar a indústria e apoiar causas em que confia.
Por exemplo, no início de 2025, o rosto por trás da principal altcoin do mercado decidiu mais uma vez apoiar o desenvolvedor Alexey Pertsev, do Tornado Cash, ao realizar uma doação em ETH para ajudar a cobrir suas despesas jurídicas.
O Tornado Cash é um mixer que oferece privacidade para transações de criptomoedas e enfrentou questões legais e regulatórias, com sanções impostas pelo governo dos Estados Unidos em 2022.
De acordo com os dados on-chain, Buterin fez uma contribuição total de 100 ETH, US$ 340 mil, divididos em duas transações através de uma campanha de arrecadação no Juicebox.
As dificuldades jurídicas de Pertsev aumentaram no início deste ano, quando um tribunal holandês o condenou a mais de cinco anos de prisão, acusado de lavar bilhões de dólares usando o Tornado Cash.
Leia mais: Vitalik Buterin adota hipopótamo famoso